O Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, marcou presença na mobilização liderada pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) em prol de reajustes salariais realizada nessa quarta-feira (28).
O ato teve início com um ato na parte externa da sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), seguido por uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente. Durante a reunião, o secretário de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), José Lopez Feijóo, comunicou que o governo aguarda a confirmação da arrecadação adicional deste ano para determinar o reajuste a ser aplicado em 2024.
Rudinei Marques, presidente do Fonacate, enfatizou a determinação do grupo em buscar um percentual de recomposição salarial aceitável para o ano corrente: “Não descansaremos até que o governo defina um percentual aceitável para a recomposição salarial em 2024”. Enquanto os representantes sindicais negociavam com o governo, servidores públicos federais de todo o país se manifestavam do lado de fora do DNIT, exigindo “Reajuste Já!”.
As entidades representativas dos servidores federais reiteraram que, sem uma recomposição salarial ainda este ano, não haverá acordo e as mobilizações serão intensificadas.
Uma nova reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente está agendada para junho. Enquanto isso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) continuará conduzindo mesas de negociação específicas.