O encontro teve como destaque a análise da proposta de reforma tributária apresentada pelo relator, Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB)
Na última semana, a Diretora Executiva da ANAFE, Gabriela Figueiredo, participou de um evento promovido pela Frente Parlamentar SERVIR Brasil, para discutir as propostas em andamento no Congresso Nacional relacionadas à reforma tributária.
O evento, realizado na sede do Sindilegis, reuniu parlamentares, autoridades e representantes de entidades relacionadas ao tema. Dentre os participantes estava o deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG), Coordenador de Orçamento/Tributário/Financeiro/Fiscalização/Controle da Frente SERVIR Brasil; o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), autor da PEC 110/2019; Rodrigo Spada, presidente da Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite); João Daldegan, presidente do SINDPFA; e Camilla Cavalcanti, Diretora de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda.
Além das autoridades, diversas entidades como Febrafite, Sindical, Sindjus, Sindireceita, Sindilegis, Anffa, CSPB, Unafisco, ANFIP, ANED e SINDPFA também estiveram presentes no evento. Essa diversidade de participantes influenciou um ambiente propício para um debate construtivo e enriquecedor sobre a proposta de reforma tributária.
De acordo com o deputado Reginaldo Lopes (PT/MG), Coordenador de Tributação e Orçamento da Frente SERVIR Brasil, “o Brasil produz mercadorias e serviços para o povo brasileiro, dependendo da cadeia produtiva, de 7% até 20% mais caro do que os outros países”. O parlamentar destacou que a população paga impostos, mas esses recursos não chegam aos cofres públicos. “O que estamos propondo não é apenas uma mera simplificação, mas sim uma correção de distorções em várias naturezas”, concluiu.
A Diretora da ANAFE reforçou o compromisso da Associação em contribuir para a construção de um sistema tributário mais justo, eficiente e transparente, visando tanto as prerrogativas dos Advogados Públicos Federais quanto o benefício de toda a sociedade brasileira.