O vice-presidente da ANAFE, Rogério Filomeno, e a diretora financeira da Entidade, Júlia Rocha, participaram, na noite dessa quarta-feira (26), do 3º Encontro Nacional de Lideranças, promovido pela empresa Markt Club, administradora do ANAFECARD, em Brasília.
O encontro promoveu discussões sobre os principais pontos da reforma da Previdência, como as regras de transição para os servidores e para o Regime Geral de Previdência Social e para o Regime Geral de Previdência Social, além da desconstitucionalização relacionada aos requisitos de acesso, como a fórmula de cálculo e o reajuste dos benefícios.
Ao dar as boas-vindas, o diretor do Markt Club, Roberto Camilo, explicou que a temática foi escolhida diante do esforço concentrado das entidades em prol da Previdência Social. “Temos acompanhado a atuação e dedicação de vocês não só em defesa das respectivas carreiras, como em defesa dos direitos de todos os cidadãos brasileiros.”
O presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), Rudinei Marques, deu início aos debates ressaltando a importância do evento. Em seguida, falou sobre o trabalho desempenhado pelo Fórum. “Estamos há dois anos e meio trabalhando nessa questão da reforma da Previdência. Nesse período, acumulamos muita produção técnica e, acredito que avançamos, mas diversos problemas não foram corrigidos e daqui para frente devemos continuar na luta e apostar no diálogo.”
Secretária-Geral da Pública Central do Servidor, Silvia Felismino afirmou que é preciso união para barrar retrocessos na Previdência. “Nessa situação que estamos hoje precisamos ter força e isso só será possível se nos unirmos, uma única voz, uma representação coesa e organizada. Temos conseguido evoluir a passos pequenos, mas qualquer avanço é valido. Precisamos de tempo para aprofundar os debates e desmistificar as fake news sobre a temática. Essa reforma é nefasta, não resolve os problemas da previdência, impede que os cidadãos brasileiros se aposentem e os entregam à pobreza.”
Em seguida, diversos parlamentares falaram sobre os principais pontos da reforma da Previdência.