“Precisamos valorizar a nossa causa. Nenhum juiz tratará nossa carreira com o devido respeito se não tivermos as garantias compatíveis. Precisamos trazer cada vez mais colegas para atuar conosco. Hoje temos 300; na próxima, precisamos de 500. É uma oportunidade de demonstrar ao governo que a AGU, que tanto rende, arrecada e dá vitórias ao país. Precisamos de um futuro compatível com tudo aquilo que representamos,” afirmou Vitor Chaves, Diretor de Assuntos Institucionais da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), durante a mobilização pela valorização da Advocacia Pública Federal nesta quarta-feira (3).
O evento reuniu mais de 300 membros da carreira em frente à Sede 3 da AGU. Entre os principais problemas enfrentados, destaca-se a desvalorização em comparação às Funções Essenciais à Justiça e à advocacia em todo o Brasil. “Precisamos de todas as lideranças e membros unidos. Há necessidade de união, não podemos ter cisão neste momento, e essa união precisa ser conclamada diariamente. Hoje, estamos mobilizados aqui e nos Estados, e precisamos dar eco a essa percepção de que a AGU não pode ficar para trás,” completou Chaves.
O ato em Brasília contou com a presença maciça de membros recém-nomeados, que estão fazendo o curso de formação na escola da AGU. “Vim aqui como integrante da Procuradoria da Fazenda Nacional, aprovada neste último concurso de 2023, para me fazer presente nesse importante ato de mobilização nacional em prol da valorização da nossa carreira,” declarou a associada da ANAFE Daniela Uchoa.
“Nós somos Função Essencial à Justiça e ninguém vai nos calar. Parabéns a todos e todas que estão aqui lutando por uma AGU maior, que seja reconhecida pela importância que ela tem institucionalmente para o Brasil. Para isso, precisamos de reconhecimento, inclusive remuneratório. Precisamos ser tratados como os nossos pares. Essa luta, que vem de muitos anos, ainda está só começando. Vocês são o futuro da AGU e, por isso, precisam fazer o presente,” afirmou Gabriela Figueiredo, Diretora Executiva da ANAFE.
NOS ESTADOS
Atendendo ao chamado da ANAFE, Advogados Públicos Federais de diversos Estados se reuniram em assembleias locais para definir os próximos passos da mobilização da AGU. Na oportunidade, membros de todas as carreiras da AGU (Procuradores Federais, Procuradores da Fazenda Nacional, Advogados da União e Procuradores do Banco Central do Brasil) estiveram mobilizados reivindicando medidas concretas em favor da valorização da Advocacia Pública.
ESTADO DE MOBILIZAÇÃO
Para fortalecer a comunicação e alinhar as estratégias, foi instituído o Dia de Mobilização. O ato semanal consistirá em reuniões presenciais, com listas de presença, realizadas todas as quartas-feiras, alternando entre as unidades e Brasília, conforme a necessidade.
“Este é um momento decisivo, com a possibilidade de mudar os rumos da Instituição. A ideia é fazermos encontros presenciais e virtuais semanalmente. Precisaremos do envolvimento e da participação de todos e todas. Vivemos um momento especial, em meio a uma mesa de negociação para definição da valorização e reposição dos nossos subsídios. Não sabemos quando teremos outra oportunidade de fazer essa negociação, lembrando que a última foi realizada em 2015, e não temos como prever outras oportunidades. É fundamental que todos participem e estejam cientes das mobilizações e formas de contribuição,” reitera Sérgio Montardo.