Nessa quinta-feira (9), a diretora executiva da ANAFE, Gabriela Figueiredo, o diretor de assuntos institucionais, Vitor Chaves, e o procurador federal associado Carlos Augusto Almeida, foram recebidos pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo.
Na conversa, os dirigentes da ANAFE trataram da relevância da advocacia pública federal para a consolidação do Estado Democrático de Direito brasileiro e destacaram, nesse sentido, o papel propositivo da associação, como a maior entidade representativa das quatro carreiras da advocacia-geral da União.
Nesse contexto, ressaltaram a importância da manutenção de política remuneratória condizente com as atribuições do cargo, o que vem propiciando o ingresso e a manutenção de quadros técnicos altamente especializados para a consultoria e o assessoramento jurídico, bem como a defesa das políticas públicas do novo governo. Explicaram, ainda, que a ANAFE apoia as reivindicações salariais que vêm sendo conduzidas pelo Fonacate, entidade a qual a associação é filiada.
“Salientamos a necessidade da criação e estruturação de carreira técnica de apoio às atividades da AGU. Informamos que a ANAFE elaborou minuta de anteprojeto de Lei nesse sentido, já encaminhada ao advogado-geral da União. Tal carreira de apoio, na visão da associação, seria medida mais econômica e eficiente para o futuro da instituição, especialmente por propiciar a melhoria das atividades específicas exercidas por seus membros”, destacou o diretor de assuntos institucionais, Vitor Chaves.
A ANAFE também se colocou à disposição para contribuir em outras agendas conduzidas pela secretaria-geral, notadamente em seu papel de interlocução e estímulo à participação da sociedade civil. “Foi um diálogo enriquecedor e firmei o compromisso de ter as portas do ministério sempre abertas para associação”, afirmou o ministro Márcio Macêdo.