O Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, o Diretor Institucional, Vitor Chaves, o Diretor Adjunto de Prorrogativas, José David, a integrante da ANAFE Mulheres, Simone Salvatori Schnorr, e a associada Manuelita Hermes, foram homenageados com uma moção de louvor em reconhecimento às suas notáveis contribuições à advocacia e à população do Distrito Federal.
Segundo o autor da moção, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 133, estabelece que o Advogado é “indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. A relevância constitucional dessa profissão ressalta sua importância para a sociedade. Além disso, o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (Lei Federal n. 8.906/1994) delineia seus direitos, deveres e o Código de Ética.
A moção visa celebrar a profissão de Advogado, especialmente no mês de agosto, quando se comemora a criação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, simultaneamente em São Paulo e Olinda, em 1827, por Dom Pedro I, então imperador do Brasil.
O Deputado Pedrosa ressaltou que os Advogados desempenham um papel fundamental na manutenção e harmonia do Estado Democrático de Direito e da sociedade como um todo, merecendo, portanto, a máxima valorização, reconhecimento e respeito.
A ANAFE parabeniza seus membros homenageados e agradece ao Deputado Eduardo Pedrosa por esse gesto de apreço à advocacia e à sua relevância para a sociedade.