Membros da AGU compareceram nessa quinta-feira (11) a mais um ato da Mobilização Nacional pela Valorização da Advocacia Pública Federal.* A concentração em Brasília/DF ocorreu na sede 1 e reuniu as quatro carreiras da Instituição. Em comum, a demanda pelo agendamento da segunda reunião da Mesa Setorial de Negociação e pela recomposição do subsídio.
Ao longo da Mobilização, dirigentes sindicais e associativos discursaram para o público. Ao fazerem uso da palavra, todos ressaltaram o simbolismo do ato, que evidenciou a capacidade de união dos Membros em torno dos interesses coletivos. De acordo com as lideranças das entidades representativas consignou-se que há quase dez anos não havia negociação com o governo e a incerteza sobre negociações futuras. Por isso a necessidade de se aproveitar o momento especial e lutar por valorização.
Durante a mobilização, as entidades foram recebidas pela Secretária-Geral da Consultoria-Geral da União (SGCS), Clarice Costa Calixto, que manifestou alinhamento da AGU com as pautas reivindicatórias junto ao MGI. Na ocasião, as entidades solicitaram que o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, atue diretamente nas negociações, bem como na definição da segunda mesa de negociação. No final da tarde, as entidades se reuniram para avaliarem os atos de mobilização e planejarem novos movimentos, tendo sido combinado que no dia 1º de agosto haverá nova rodada de *Mobilização Nacional* pela marcação da segunda mesa de negociação com o MGI. Na mesma reunião, ficou acertado que o CCHA será oficiado para que apresente um plano de implantação do auxílio-saúde conforme combinado na primeira reunião do Grupo de Trabalho constituído para essa finalidade.
Acresce-se, ainda, que as entidades convencionaram que nos próximos dias serão feitas uma série de reuniões de mobilização com as unidades consultivas e contenciosas da Advocacia Pública Federal, reuniões estas que serão agendadas e comunicadas aos membros em breve.
Por fim, ficou definida a execução de ações relacionadas a ideia de “operação padrão”, previamente debatidas, a ser instaurada pelos membros da AGU caso não tenhamos nenhuma sinalização do andamento das negociações com o governo federal até o dia 1º de agosto.
Contamos com a participação de todos nos próximos atos de mobilização.
Associações unidas no fortalecimento da mobilização!
Brasília, 11 de julho de 2024.
ANAFE
Anpprev
Anajur
Sinprofaz