Ministra Esther Dweck destaca áreas que contam com déficit de pessoal e que precisam de novos concursos, como o Banco Central. Veja!
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, confirmou que novos concursos públicos podem ser autorizados ainda este ano. Ela destacou algumas áreas com grande déficit de pessoal, como o Banco Central (Bacen).
Dessa forma, o aval para o concurso Bacen está no radar da ministra e pode ser concedido em breve.
“Desde que eu estava aqui [no governo Dilma Rousseff], eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha podiam se aposentar. [Como] IBGE e Banco Central, mas tem outras também”, disse a ministra, em entrevista à Folha de São Paulo.
Segundo Esther, o Orçamento deste ano prevê cerca de R$1,5 bilhão para contratações de servidores.
“Não é muita coisa, mas permite a algumas áreas muito críticas e que têm concurso em aberto, cadastro reserva, fazer contratações. É nisso que a gente está tentando focar. E autorizar alguns novos ainda este ano”, constatou a titular da pasta responsável por analisar e autorizar os concursos federais.
O Banco Central, por sua vez, já sinalizou ao novo governo federal a necessidade de tratativas sobre um concurso público. O órgão pede o aval para preenchimento de 245 vagas nas carreiras de técnico, analista e procurador do Banco Central.
“Já sinalizamos a necessidade de tratativas, que devem se dar após a conclusão da definição da equipe gerencial da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoas do Ministério da Gestão”, disse o Banco Central em nota enviada à reportagem.