A ANAFE divulga a participação da Advogada da União associada Viviane Alfradique Martins de Figueiredo Mendes na obra coletiva de relevância no cenário jurídico brasileiro, intitulada “Direito Atual – Volume 2: Debate e Crítica”. No capítulo de número 8, a associada aborda o tema “Governança Pública e Transformação Digital na Administração Pública Brasileira”.
Com vasto conhecimento na área, Viviane Alfradique e outros Advogados Públicos Federais apresentam uma análise crítica e aprofundada sobre a governança pública e os desafios da transformação digital no contexto da administração pública brasileira.
A obra coletiva representa um importante espaço para o debate de questões atuais e relevantes no campo do direito e da administração pública. O capítulo elaborado pelos Advogados Públicos Federais contribui para o fortalecimento do conhecimento e o compartilhamento de experiências valiosas para a comunidade jurídica.
PREFÁCIO: DIREITO ATUAL – VOLUME 2: Debate e crítica
Prefaciar a obra Direito Atual: Debate e Crítica, volume II, é um convite que muito me apraz, uma vez que me concede o privilégio de ter um contato antecipado com a obra e desfrutar do brilhante olhar dos autores que abordam temas atuais e de especial relevância à área do Direito.A dimensão das questões, postas nesta obra, traz pesquisas que evidenciam que é necessário mudança de comportamento, mudança de cultura, enfim, mudanças de paradigmas; somente assim terá resultados positivos, que transformam e evoluem uma sociedade.
Espero que todos os leitores tenham a mesma satisfação que tive ao ler essa obra e saiam cada vez mais reflexivos sobre essas temáticas cujos mecanismos que possibilitam sua aplicação e, também, que os resultados consensualmente construídos, servirão para restaurarem as relações sociais.
É por tais razões, aqui sumariamente esboçadas, que alegremente recebi o convite para prefaciar a obra que ora é publicada. A obra reúne contribuições dos autores com expertise nas áreas e explora alguns dos principais temas, assegurando tanto uma boa base teórica quanto oferecendo o instrumental para uma boa prática.
Dentro desse contexto, a abordagem feita pelos autores enriquecem o conhecimento do leitor, ampliando as opções e caminhos a trilhar na busca de instrumentos capazes de promover uma maior efetividade. A presente obra é o coroamento dessas exitosas pesquisas e é o caso de parabenizar os autores, desejando a merecida receptividade, seja pelo jurista, seja por todos os que, no cotidiano, lidam com os inúmeros e, muitas vezes, nada simples problemas e desafios que dizem respeito a esses temas, fato que me faz recomendar a leitura e desejar uma proveitosa reflexão!
Cláudia Taís Siqueira Cagliari – Doutora e Mestre pela Universidade de Santa Cruz do Sul – RS, UNISC. Especialista em Direito Público pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Coordenadora de Curso e Professora da UNA de Bom Despacho – Minas Gerais.