Nesta segunda-feira (19), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) enviou, mais uma vez, um pedido formal ao Advogado-Geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias, solicitando audiência. O pedido, que já havia sido feito anteriormente em 8 de agosto, enfatiza a necessidade urgente de avançar nas discussões sobre o reajuste dos subsídios das carreiras da Advocacia Pública Federal.
O documento destaca que, há 54 dias, aguarda-se a definição de uma nova rodada de negociações pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), além de respostas aos pleitos das carreiras. A última audiência com o Advogado-Geral para tratar do assunto ocorreu em 20 de junho de 2024, há 60 dias.
A ANAFE, que representa 4.474 associados, incluindo cerca de 80% dos ativos das carreiras de Procurador do Banco Central e de Procurador Federal, além de uma significativa parcela dos Procuradores da Fazenda Nacional e Advogados da União, reforça a sua representatividade e a legitimidade de seus pleitos. A associação também destaca que outras entidades com menor representatividade foram recebidas pelo Advogado-Geral da União em 9 de agosto, o que torna ainda mais urgente o agendamento da mesa de negociação solicitada.
O Presidente da ANAFE reafirmou, no ofício, a disposição da entidade em manter o diálogo republicano e democrático, com o objetivo de construir pautas que reflitam os interesses de seus filiados e que estejam alinhadas com as diretrizes de valorização da advocacia pública federal defendidas pela AGU.
A ANAFE aguarda agora uma resposta rápida e positiva ao seu pedido, reiterando seu compromisso com a defesa e valorização das carreiras da Advocacia Pública Federal.