Na última quinta-feira (30), a representação estadual da ANAFE no Paraná promoveu um evento especial para as mulheres. Intitulado “Fortalecendo laços e inspirando mudanças”, o encontro foi realizado na sede da Procuradoria Federal/PR. Na ocasião foram proferidas quatro palestras.
Foram debatidos temas como prevenção e combate ao assédio sexual, reflexões sobre o papel das mulheres no amadurecimento das organizações e nas carreiras jurídicas e participação das mulheres na política.
Houve a participação de palestrantes e debatedoras das quatro carreiras da Advocacia-Geral da União no Paraná, enriquecendo e diversificando o debate entre os membros da AGU, além da participação da diretora da Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Mariana Neres.
Por fim, foi realizada a palestra sobre a sexualidade na saúde da mulher, com a Psicóloga, Psicanalista e Sexóloga, Fernanda Cassim, profissional extremamente qualificada que demonstrou a importância das relações, do conhecimento sobre o corpo e suas interações na manutenção da saúde da mulher, inclusive no período pré e pós-menopausa.
O evento ainda contou com o lançamento do livro “O poder feminino: entre percursos e desafios”, finalizando com um café para os presentes.
Segundo as representantes do Paraná e suas suplentes, o evento proporcionou um excelente momento de integração entre as carreiras da AGU, além de tratar de temas de relevância para homens e mulheres.
WORKSHOP DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES
Encerrando os eventos relacionados ao mês da mulher, no primeiro dia do mês de abril, a ANAFE Paraná promoveu, em conjunto com a academia de artes marciais, ATA – American Taekwondo Association, um Workshop de Defesa Pessoal para Mulheres.
O minicurso foi um grande sucesso, com uma participação ativa e engajada de Procuradoras Federais, Advogadas da União e Procuradoras da Fazenda Nacional, além da participação de esposas dos colegas.
O objetivo da aula foi abordar técnicas básicas de defesa pessoal, inclusive com a prática da dinâmica em duplas, para que as mulheres pudessem se sentir mais confiantes e preparadas em situações de perigo.
Durante a aula, também foram abordados temas como prevenção de assédio e abuso, reconhecimento de situações de perigo e medidas de segurança básicas. As participantes puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas, o que tornou o ambiente mais descontraído e interativo.
O feedback das participantes foi extremamente positivo, destacando a importância de ações como esta para o fortalecimento das mulheres.