Integrantes da ANAFE participaram, na última quarta-feira (11), da sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Advocacia Pública, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), por meio da Comissão do Advogado Público (CAP), em Vitória.
O evento contou com a presença das representantes estaduais da ANAFE no Espirito Santo Daiane Viana e Viviane Miled Salim, da coordenadora de aposentados da ANAFE na 2ª região, Márcia Ribeiro Paiva, e de diversos Advogados Públicos.
De acordo com Daiane Viana, o evento foi um momento importante de reconhecimento do papel central da Advocacia Pública na defesa do Estado brasileiro. “Agradecemos a todos, na pessoa do presidente da Seccional, José Carlos Risk, pelo comprometimento com as carreiras e defesa incansável dos nossos direitos e prerrogativas.”
O presidente da Comissão de Advocacia Pública e procurador do Estado, Douglas Gianordoli, abriu a sessão saudando a advocacia pública presente para a homenagem. A principal pauta da tarde foi a defesa dos honorários de sucumbência. “Esse momento é oportuno à realização dessa sessão, na medida em que a advocacia pública vem recebendo ataques de toda ordem no que diz respeito à percepção dos honorários dos advogados públicos. Vemos com extrema preocupação esse movimento contrário.”
O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, cumprimentou a todos. “É uma enorme felicidade estar aqui com todos vocês e ver este plenário lotado de representantes da advocacia pública. Eu nunca imaginei um advogado público fora da nossa casa. A Ordem é de vocês e o meu pedido é que frequentem e participem. Tenho um enorme respeito pelo advogado público. Ferir as prerrogativas da advocacia pública é ferir as prerrogativas da OAB também”, disse Rizk.
A vice-presidente Anabela saudou a todos e parabenizou a comissão organizadora por trazer tantos representantes da advocacia pública federal, estadual, municipal e da União. “Somos advogados públicos e vestimos a camisa. O direito pelos honorários será uma grande luta juntamente com o apoio da OAB. Estaremos sempre juntos, e a nossa casa está de portas abertas para que vocês frequentem também.”
O procurador-chefe da Procuradoria da União no Espírito Santo, Armando Miranda Filho, também comentou estar bastante alegre e agradeceu a OAB. “Agradeço à Ordem por estarmos juntos nessa sessão em um momento em que a advocacia tem sofrido sérios ataques. Conclamo aos colegas para que juntos possamos lutar por essa causa em comum que é a garantia dos nossos honorários.”
Durante a sessão solene, os componentes da mesa assinaram ofícios que serão encaminhados aos parlamentares federais capixabas, objetivando externar o compromisso da OAB/ES com a defesa da percepção dos honorários advocatícios pelos advogados públicos federais, estaduais e municipais.
Com informações: ASCOM OAB/ES.