“PGF: 20+1, passado e futuro” celebrou os 21 anos da Procuradoria-Geral Federal. Durante o evento, as falas convergiram sobre a importância da PGF e sua atuação ao longo dos anos com discursos emocionados, que ressaltaram a relevância do trabalho da Instituição
A noite da última quarta-feira (5) marcou o evento “PGF: 20+1, passado e futuro”, promovido pela Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), em homenagem ao aniversário de criação da Procuradoria-Geral Federal (PGF). A ação contou com participação da Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini, da Ex-Procuradora Federal e Ministra do STM, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, da Procuradora Federal e associada da ANAFE, Manuellita Hermes, e de membros da carreira e da Associação.
“O evento representa um momento ímpar para a ANAFE e para a Advocacia Pública Federal, relembrando as conquistas do passado e vislumbrando um futuro promissor. É uma oportunidade de confraternização, troca de experiências e aprendizado mútuo”, afirmou o presidente da associação, Sérgio Montardo.
“Esperamos que o encontro possa fortalecer ainda mais os laços que unem os Advogados Públicos Federais em prol de uma advocacia pública forte, atuante e comprometida com a defesa dos interesses da sociedade e do Estado brasileiro. Parabéns pelos 21 anos da nossa PGF! Que nossa história de lutas e conquistas continue a inspirar novas gerações de profissionais dedicados ao serviço público e à justiça”, completou a coordenadora da carreira de procurador federal da ANAFE, Roberta Bodnar, mediadora do evento.
PASSADO E FUTURO
A Procuradora Federal e associada da ANAFE, Manuellita Hermes, relembrou a criação da PGF que, segundo ela, foi fruto de uma atuação firme e concretizadora de pessoas como o ministro Substituto do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes. “Como é lindo escutarmos histórias de paixão e valorização da profissão. Nós fizemos acontecer e hoje colhemos o reconhecimento e prestígio da nossa atuação. Há 15 anos acompanho a PGF que está cada vez maior não só em tamanho, mas em importância, seja na implementação polícias públicas, na defesa e consultoria de atos normativos e da democracia, no direcionamento da atuação governamental, entre outros.”
Também presente no evento, a Ex-Procuradora Federal e Ministra do STM, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, agradeceu o convite e celebrou os 21 anos da instituição. “O tempo atual é marcado por excesso de imediatismo e informação. Vocábulos como democracia ou crise são usados até a exaustão. A sociedades são voláteis, caracterizadas por uma modernidade liquida, matizada por uma enorme ausência de valores. O homem, então, necessita deles como uma tábua de salvação. O Brasil, integrado no curso da história, passa por momentos decisivos na organização de suas forças vitais. Por isso, nunca é demais lembrar a importância das instituições sempre jovens, com novas roupagens. Hoje, festejamos o aniversário de uma entidade exemplar, ainda tão jovem, mas que constitui a velha justiça: a PGF, inserida num modelo de evolução da própria AGU, sempre conectada à administração pública”, disse.
“Agradeço a ANAFE, uma instituição de extrema importância para a advocacia pública, porque converte interesses em comum”, afirmou a Procuradora-Geral Federal, Adriana Venturini. “A PFG nos leva em todos os lugares. É sempre bom lembrar que ela vem muito antes disso: viemos da junção de carreiras sólidas que nos davam muito orgulho. Quando trabalhamos juntos, temos mais segurança jurídica. Em relação ao futuro, eu aprendi com o passado, levando os ensinamentos para os próximos e colocando a instituição para frente”, finalizou.
ASSISTA: