Evento contou com a participação do Procurador-Geral Federal Miguel Cabreira Kauam.
Na última quinta-feira (22), foi realizada a Reunião Técnica e de Integração dos 20 anos da Procuradoria-Geral Federal (PGF) em Santa Catarina. A ANAFE esteve presente e apoiou o evento que teve como objetivo oportunizar o debate de aspectos relevantes para a projeção do futuro da instituição, discutir os caminhos que estão se delineando para o Órgão nos próximos anos.
O encontro também promoveu a interação e o alinhamento de estratégias entre a Direção-Central da PGF, a Procuradoria-Regional Federal da 4ª Região (PRF4), a Procuradoria Federal de Santa Catarina (PFSC) e os Procuradores Federais, bem como atualizar os participantes acerca do que vem sendo realizado em relação às mudanças no formato de gestão, nos modelos de trabalho e nas tecnologias implementadas para a melhoria dos processos e o aprimoramento contínuo dos sistemas.
Recebido pela Procuradora-Chefe da PF/SC, Gabriela Almeida Marcon, pelo Procurador Regional Federal da 4ª Região, Rafael Machado de Oliveira, e pela Subprocuradora Regional da 4ª Região, Mariana Gomes de Castilhos, o Procurador-Geral Federal Miguel Cabreira Kauam participou da mesa de abertura e destacou a importância das reuniões presenciais e da manutenção da convivência entre os colegas, especialmente nesse momento em que a atuação das pessoas está sendo regionalizada e a interação ocorrendo, em grande parte, no modo remoto ou híbrido.
Emocionado ao falar do recente e precoce falecimento do Procurador Federal Sandro Cabral Silveira e destacar a importância do apoio do colega na sua carreira pública quando foi pela primeira vez para Brasília, Miguel Cabreira Kauam refletiu sobre o impacto desse acontecimento em sua vida e do quanto acredita que esses momentos são oportunos para a reflexão sobre a manutenção dos vínculos afetivos entre os colegas e, especialmente, sobre o cuidado com a saúde física e mental, evitando o adoecimento pela sobrecarga de trabalho: “a gente não pode negligenciar esse cuidado. Desde que cheguei na Direção da PGF, vinha conversando sobre isso, de que tínhamos que ter uma diretoria que cuidasse do bem-estar das pessoas na SGA e tivesse um foco nesse tema. Como fruto dessas conversas, agora teremos a Coordenação do bem-estar”, explicou.
Em seguida, Miguel deu ênfase ao papel de destaque que a PGF está ocupando no cenário público, dizendo que “a gente vive um momento muito especial nesses 20 anos, porque temos hoje um Procurador Federal que é Advogado-Geral da União, outro que é o Vice Advogado-Geral da União e também temos, talvez nos últimos 12 anos, a composição mais serena da história da Direção-Central da Agu”, afirmou. Na sequência da sua fala, convidou os colegas a assumirem posições de chefia e disse que “a história da PGF é uma história de luta e de enfrentamento de desafios, uma instituição que nasceu sem orçamento e com cinco cargos. Poder visitar as unidades e comemorar os 20 anos da PGF, vendo todas as nossas unidades bem estruturadas e uma condição remuneratória digna para a carreira, é um momento de muita alegria. Hoje, quando a gente enxerga o tamanho que a PGF tem, temos que ter muito orgulho mesmo”, pontuou.
O evento, que ocorreu pela manhã e durante a tarde, contou com a participação de membros e associados da ANAFE, Procuradores Federais das diversas áreas temáticas da 4ª Região, da Diretora do Departamento de Gestão da PGF, Luciana Andrade da Luz Fontes; do Reitor do IFSC Maurício Gariba Junior; da Procuradora-Chefe Substituta da Fazenda Nacional em SC, Jeane Michela da Silva Veríssimo Bastos Duarte; do Coordenador Regional Trabalhista da PRU (representando a Procuradoria da União em SC), Pedro Augusto Rodrigues Costa; do Titular da Consultoria Jurídica da União em Santa Catarina, Charlon Luiz Zaleswki; da Gestora Nacional das Divisões de Cobrança Judicial da PGF, Cristiane Cantarelli Pouey; e da Assessora de Gabinete da PGF, Marina Brito Battilani, dentre outras autoridades.
Destaca-se o apoio fundamental da ANAFE e do Instituto Federal de Santa Catarina, nas figuras do Reitor, Diretor do IFSC Florianópolis e do Procurador Federal junto ao IFSC.
Com informações: ASCOM/PFSC.