A Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) oficializou um pedido ao Secretário de Governança e Gestão Estratégica, Francisco Alexandre Colares Melo Carlos, em 14 de novembro, solicitando o adiamento em relação ao prazo originalmente previsto, com transição gradual, do sistema Sapiens1 ao sistema Super Sapiens, especialmente no Contencioso. Na oportunidade, ofícios de mesmo teor foram encaminhados à Procuradora-Geral Federal e ao Procurador-Geral da União. Até o presente, não houve resposta aos pedidos realizados.
Além dos referidos documentos, a ANAFE comunica sobre a divulgação nos próximos dias, de pesquisa entre os membros da associação para avaliar capacitação, sugestões e dificuldades enfrentadas, além das impressões sobre adaptação ao uso do sistema. O conteúdo produzido servirá de base à nova e mais ampla manifestação da associação junto à SGCE e demais órgãos de gestão.
Vale repetir que nos ofícios a Associação informou que tem recebido manifestações expressivas de preocupação por parte da sua base, especialmente Procuradores Federais e Advogados da União, em relação à iminente mudança do sistema eletrônico “Sapiens (sapiens 1)” para a versão intitulada “Super Sapiens (sapiens 2)”.
“A participação ativa de todos os membros da ANAFE é fundamental para compreendermos plenamente as exigências, necessidades e deficiências, além dos riscos, em relação à transição para o Super Sapiens. Estamos contando com a colaboração de todas e todos para termos um panorama completo das demandas e desafios a serem enfrentados”, afirma o Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo.
A ANAFE, enquanto aguarda retorno sobre o adiamento na transição dos sistemas Sapiens, está preparando o lançamento nos próximos dias de uma ampla pesquisa. Mais informações serão divulgadas em breve!