A Advocacia-Geral da União (AGU) foi uma das vencedoras da 17ª edição do Prêmio Innovare, anunciada nesta terça-feira (1º), em Brasília. Os projetos vencedores na premiação que levaram a condecoração à Instituição foram a implantação do Sistema de Inteligência Jurídica da AGU (Sapiens) e um projeto que classifica os créditos da Dívida Ativa da União, desenvolvido por procuradores da Fazenda Nacional.
O Procurador Federal associado à ANAFE Eduardo Alexandre Lang, um dos autores do Sapiens junto com o Procurador Federal também associado Mauro Lucio Baioneta Nogueira, agradeceram a premiação e o empenho de toda equipe da AGU que trabalha incansavelmente na construção de uma Advocacia-Geral da União mais tecnológica e inovadora.
“A nossa satisfação, sem dúvida, é enorme, pois o Prêmio Innovare vem coroar um esforço coletivo da nossa instituição na busca por uma Advocacia de Estado mais segura, eficiente e moderna”, disse, lembrando que uma Advocacia Pública forte e bem estruturada traz ganhos para toda a sociedade.
Neste ano, a cerimônia, que reconhece iniciativas que deixam o Poder Judiciário mais próximo do cidadão, foi transmitida virtualmente. Foram 12 práticas finalistas que concorreram nas categorias Advocacia, Justiça e Cidadania, Tribunal, Juiz, Defensoria Pública e Ministério Público.
Categoria Advocacia
Na categoria “Advocacia”, dois projetos da AGU foram contemplados: a implantação do Sistema de Inteligência Jurídica da AGU (Sapiens) na AGU, promove a utilização da inteligência artificial para produção jurídica e possibilitou o aceleramento da movimentação/peticionamento/ajuizamento de 1 milhão de processos por mês; e o projeto desenvolvido por procuradores da Fazenda Nacional que classifica os créditos da Dívida Ativa da União utilizando e identificando aqueles em que não há uma efetiva perspectiva de recuperação, utilizando soluções tecnológicas inovadoras, baseadas na inteligência de negócios (business intelligence).
O PRÊMIO
O Innovare tem o apoio do Grupo Globo e procura valorizar iniciativas que buscam soluções para os desafios enfrentados por todos os que atuam no sistema de Justiça, de natureza administrativa ou judicial. A cerimônia teve apresentação do jornalista Heraldo Pereira.
Com informações: ASCOM AGU.