Fotos: Renato Menezes e Emanuelle Sena/ AscomAGU
A Diretora de Assuntos Institucionais da ANAFE, Renata Azevedo, participou nesta quinta-feira (2) da 4ª Reunião da Comissão de Diálogo com Entidades Representativas da Advocacia Pública, realizada na sede da Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília. O encontro foi conduzido pelo Advogado-Geral da União substituto e secretário-geral de Consultoria da AGU, Flavio Roman.
Durante a reunião, Renata Azevedo apresentou como pauta central o Ofício nº 67/2025, no qual a ANAFE propõe a uniformização dos critérios de promoção entre as quatro carreiras da Advocacia Pública Federal, tomando como referência entendimento adotado pelo Conselho Superior da AGU. Ela destacou que esses critérios representam um avanço e defendeu sua replicação às demais carreiras, de modo a corrigir os efeitos assimétricos da última decisão do CSAGU — que resultou em ampla movimentação na carreira de Advogado da União, enquanto a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional permaneceu praticamente sem promoções.
Em resposta, Flavio Roman informou que o tema está em fase de consulta junto à Secretaria do CSAGU para levantamento de dados.
Ao final da reunião, a Diretora da ANAFE também indagou sobre a possibilidade de novos concursos para a carreira de Procurador do Banco Central (PGBC). Roman esclareceu que o assunto já se encontra em estudo no gabinete e adiantou que estão sendo consideradas alternativas para a realização de concursos menores e mais frequentes, contemplando as quatro carreiras da AGU.

Fotos: Renato Menezes e Emanuelle Sena/ AscomAGU