Economia anual de R$ 2,2 milhões e redução de 17% nos custos marcam a mudança
A Advocacia-Geral da União (AGU) inaugurou na última quinta-feira (5) sua nova sede em Belo Horizonte (MG). As modernas instalações prometem gerar uma economia anual de R$ 2,2 milhões aos cofres públicos, representando uma redução de 17% nos custos de ocupação. O evento contou com a presença do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, além de diversas autoridades, servidores e convidados.
Durante a cerimônia, Jorge Messias ressaltou o compromisso com a gestão eficiente dos recursos públicos. “O recurso público precisa ser bem gasto. Ele não pode ser desperdiçado com processos abusivos, mas também precisa ser bem aplicado na entrega correta de direitos e promoção da justiça social”, destacou o ministro.
Presença de associada à ANAFE
A procuradora-Regional Federal da 6ª Região, Karina Brandão Rezende Oliveira, associada à ANAFE, destacou a importância da nova estrutura para a excelência do trabalho realizado pela AGU. “Um trabalho de alto nível, realizado com muita qualidade e levado muito a sério, agora em instalações que refletem a relevância desse compromisso”, afirmou.
Sustentabilidade em destaque
A nova sede prioriza a sustentabilidade com características como sistemas inteligentes de climatização e iluminação, aproveitamento de luz natural e um sistema moderno de captação de água da chuva. Segundo a superintendente-regional Adriane Paula Costa, a mudança é fruto de dois anos de planejamento alinhado às normas de ocupação de imóveis públicos. “Estamos contribuindo para a probidade administrativa e gerando uma economia significativa”, afirmou.
Integração e modernidade
Na nova sede, atuarão de forma integrada a Procuradoria-Regional da União, a Procuradoria-Regional Federal, a Consultoria Jurídica da União, a Superintendência-Regional e a Escola Superior da Advocacia-Geral da União. A proximidade entre essas unidades busca fortalecer a sinergia e a identidade institucional.
“Uma casa nova traz um novo ar. A integração das unidades no mesmo espaço é um marco para a AGU”, destacou Anderson Morais Diniz, consultor Jurídico da União em Minas Gerais, associado à ANAFE.
A cerimônia reuniu autoridades como o vice-presidente do TRF6, desembargador Ricardo Machado Rabelo, e representantes de diversas instituições civis e militares.
Com informações: Assessoria Especial de Comunicação Social da AGU