Lançado em agosto de 2021, o Selo de Igualdade de Gênero nas Instituições Públicas, uma iniciativa do PNUD, representa apoio e reconhecimento aos esforços das organizações do setor público para alcançar a equidade entre homens e mulheres. Está sendo implementado em 23 países por mais de 100 instituições públicas. Aqui, a Advocacia-Geral da União (AGU) deu início ao processo para obtenção do mesmo, com o objetivo de alcançar uma verdadeira igualdade de gênero, alinhada à agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.
“A busca pela igualdade de gênero é um compromisso que transcende fronteiras, sendo fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a promoção de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e colaborativo”, afirma a entidade.
Em âmbito institucional, a AGU pede o apoio de seus membros para responder aos questionários sobre igualdade de gênero na entidade. Basta que você acesse o link que será enviado pela plataforma do PNUD em seu e-mail nos próximos dias, a partir do endereço support@gendersealpublicinstitutions.org. A pesquisa é anônima e confidencial e deve ser respondida até o dia 29 de novembro. A partir do questionário, será possível identificar disparidades e oportunidades de melhoria em relação a planejamento e gestão para a igualdade de gênero; capacidades organizacionais e competências de igualdade de gênero; ambiente de trabalho justo e seguro, com equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; parcerias e participação para a promoção da igualdade de gênero; e resultados e impactos institucionais na promoção da igualdade.
A sua participação é importante para a construção de um ambiente mais igualitário e inclusivo.
Com informações e imagem: ASCOM/AGU