A ANAFE alertou seus membros, durante a mobilização realizada na manhã desta quinta-feira (11) em frente à Sede 1 da Advocacia-Geral da União, sobre a necessidade urgente da valorização da Advocacia Pública Federal. Em sua fala, o Presidente Sérgio Montardo, relembrou que a última oportunidade de negociação ocorreu em 2015. “Não podemos deixar que a nossa mobilização caia em acomodação. Ainda não temos resposta. Precisamos de uma resposta que contemple minimamente aquilo que estamos esperando, e isso vai depender da nossa capacidade de mobilização. É agora ou nunca”, destacou.
Vitor Chaves, Diretor de Assuntos Institucionais da ANAFE, também enfatizou a necessidade de reajustar o subsídio em um patamar adequado para as carreiras. “Há um cenário muito ruim pela frente e muita gente não quer acreditar. Nenhuma gestão será lembrada positivamente se não enfrentar o desafio do subsídio hoje. Precisamos do Advogado-Geral da União conosco”, conclamou.
Após o ato, dirigentes, representantes e associados da ANAFE reuniram-se na sede da Associação em Brasília para alinhar as diretrizes do movimento nacional que busca o fortalecimento da AGU e o reconhecimento de seus membros. Durante a conversa, os presentes discutiram os rumos do movimento, que será intensificado até que tenham respostas concretas.
O Presidente da ANAFE reiterara que a associação dará todo o apoio necessário aos Advogados Públicos Federais. “Estamos num cenário sem avanços, por isso a mobilização deve ser unificada e fortalecida. A orientação nos estados também é de recrudescer o movimento”, afirma Sérgio Montardo.
ESTADO DE MOBILIZAÇÃO
Na última quarta-feira (3), a associação reuniu mais de 300 membros numa mobilização pela valorização da Advocacia Pública Federal em frente à Sede 3 da AGU. “Nós somos Função Essencial à Justiça e ninguém vai nos calar. Parabéns a todos que estão aqui lutando por uma AGU maior, que seja reconhecida pela importância que ela tem institucionalmente para o Brasil. Para isso, precisamos de reconhecimento, inclusive remuneratório. Essa luta, que vem de muitos anos, ainda está só começando. Vocês são o futuro da AGU e, por isso, precisam fazer o presente”, afirmou Gabriela Figueiredo, Diretora Executiva da ANAFE.
No dia 6 de junho, a necessidade de novas prerrogativas, reformas institucionais e estruturais reuniu mais de 500 Advogados Públicos Federais. A mobilização visou sensibilizar a Advocacia-Geral da União e o Ministério da Gestão em relação a temas urgentes, incluindo a correção do subsídio das carreiras. Na ocasião, as entidades participantes protocolaram um ofício subscrito por 1.907 membros solicitando a atuação do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, na defesa e recomposição dos subsídios e dos membros da carreira, atualmente em desequilíbrio, segundo o texto.
Em breve, a ANAFE divulgará informações sobre os próximos passos do ESTADO DE MOBILIZAÇÃO.