Nessa terça-feira (27), dirigentes e membros da ANAFE foram recebidos no gabinete da Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, Anelize Ruas de Almeida, por ela, juntamente com a Diretora de Gestão Corporativa, Adriana Gomes de Paula Rocha. Participaram representando a Associação a Procuradora da Fazenda Nacional, Herta Rani, o Presidente Sérgio Montardo, o Diretor de Assuntos Institucionais, Vitor Chaves, e o Diretor de Prerrogativas adjunto, David Pinheiro.
Durante as reuniões, diversos temas foram abordados, incluindo teletrabalho, concursos, e a apresentação do Procurador Federal associado à ANAFE Dalton Morais, que compõe a lista tríplice para o TRF2.
Dalton Marais teve a oportunidade de apresentar sua trajetória e experiência, especialmente nos três anos de atuação no Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Ele destacou a importância do contato com diversas pessoas ao longo desse processo e enfatizou a crescente projeção da AGU perante o TRF2.
A Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, Anelize, parabenizou Dalton por sua contribuição e comprometeu-se a apoiar sua candidatura.
Em seguida, Sérgio Montardo esclareceu a posição da ANAFE sobre possíveis mudanças no teletrabalho, reafirmando o compromisso da Associação em garantir as prerrogativas dos Procuradores e das Procuradoras da Fazenda Nacional e demais membros da Advocacia-Geral da União.
A PGFN reiterou seu compromisso com a transparência, destacando que está revisando minuciosamente a minuta referente ao teletrabalho e se comprometendo a dialogar previamente com todos os envolvidos.
Em outro momento da reunião, os membros da comissão de aprovados e aprovadas no concurso para a carreira de Procurador da Fazenda Nacional tiveram a oportunidade de conhecer a Procuradora-Geral da Fazenda Nacional e esclarecer suas dúvidas.
Anelize confirmou oficialmente que inicialmente estão garantidas apenas 100 vagas, mas está empenhada em aumentar esse número. Além disso, foi discutida a otimização das nomeações para evitar que muitos multiaprovados esvaziem as posses, considerando a possibilidade de realização de exames médicos admissionais antes da nomeação.
A dedicação e o envolvimento direto da Dra. Anelize foram elogiados pelos participantes da reunião, que destacaram seu apoio e representação dos interesses dos aprovados e aprovadas.
A mensagem final da Procuradora-Geral da Fazenda Nacional foi de incentivo: “Vocês estão ingressando na melhor instituição de trabalho. A AGU tem evoluído muito. Usem toda energia positiva, não deixem que essa ansiedade estrague o momento. Curtam o momento, pois muitas pessoas estão trabalhando arduamente para que vocês alcancem sucesso!”