Nesta quinta-feira (22), a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) encaminhou um ofício ao Advogado-Geral da União, Jorge Messias, manifestando preocupação diante da instabilidade apresentada pelo sistema SAPIENS.
A Associação explicou que as intermitências têm inviabilizado o normal fluxo de trabalho nas diversas unidades da AGU, ressaltando ainda a importância da boa operacionalidade do sistema para o desempenho das atividades dos Advogados Públicos Federais “Sua boa operacionalidade se apresenta como condição necessária para o desempenho das atividades pelas Advogadas e Advogados Públicos Federais, dada a rotina de trabalho depender da utilização de várias funcionalidades nele disponíveis (minutas, comunicações, integração, inteligência artificial etc.)”.
No ofício foi relatado o fato de as interrupções ultimamente terem se tornado constantes ao longo da jornada de trabalho naquela que é a principal ferramenta de trabalho “Embora esteja em funcionamento o Super Sapiens, é fato ser ainda o atual Sapiens 1.0 aquele de maior utilização pelas procuradorias de contencioso. Contudo, mesmo no novo sistema operacional dificuldades similares têm sido relatadas, tais como: lentidão, problemas em assinar as peças, no carregamento de teses e em acessar minutas nacionais etc. Assim, ambos os sistemas têm apresentado deficiências técnicas produtoras de entraves que contrastam com os objetivos que deles se esperam, não obstante se reconheça o contínuo e importante esforço na realização de melhorias que os permitam servir de ferramentas de auxílio na consecução das atividades de representação, consultoria e assessoramento jurídicos”.
Sendo assim, a ANAFE solicitou a adoção de medidas técnicas e de infraestrutura que garantam, de forma rotineira, o funcionamento adequado e contínuo do Sapiens.