A celebração dos 17 anos da Procuradoria Federal no Estado do Pará foi um marco para os Advogados Públicos Federais porque a história da PGF e da Procuradoria Federal do Pará foram relembradas nas palavras do Procurador-Geral Federal, Miguel Cabrera Kauam, e da Procuradora-Chefe no Estado do Pará, Patrícia Carvalho da Cruz.
No evento realizado dia 13 de setembro foi falado acerca do desenvolvimento obtido pela Gestão da PGF que refletiu na Procuradoria Federal do Pará e o reconhecimento do seu excelente trabalho pela AGU. O Representante Estadual da ANAFE no Pará fez um recorte de toda a trajetória da PGF e da PF/PA sob uma perspectiva associativa.
Pontuou que PGF e PF/PA avançaram bastante e reconhecer o avanço é fundamental, pois foi conquistado alguns objetivos da Instituição e da carreira. Por isso, segundo o representante da ANAFE, era preciso festejar os 17 anos da PF/PA. Todavia, é preciso continuar avançando com as conquistas para a carreira. Entre elas, foram citadas, a necessidade de que a PGF e a PGBC estejam contempladas na Lei Complementar como carreiras pertencentes a AGU, a implementação da carreira de apoio, a resolução do problema da sobrecarga de trabalho dos Membros da AGU, a luta pela PEC 82 e PEC 443, entre outras.
Por fim, os Membros da Procuradoria Federal do Pará responsáveis por todas as conquistas durante os 17 anos da PF/PA foram homenageados pela Procuradora Chefe da PF/PA com placa comemorativa.