O representante estadual da ANAFE em Santa Cataria, Georgino Melo e Silva, participou da sessão extraordinária do Tribunal Pleno do Poder Judiciário Catarinense em homenagem ao ministro Jorge Mussi, realizada na última sexta-feira (23).
Georgino também representou a Procuradoria Federal no evento e parabenizou o homenageado. A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades, entre elas a ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, presidente do STJ, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, o governador em exercício, Moacir Sopelsa, e ex-presidentes do TJSC, além de representantes do TCE/SC, MPSC, OAB/SC, TRF4, DPE/SC e PGR.
“Este momento para mim transcende qualquer aspecto formal”, disse o ministro Mussi, “quando vejo nesta sessão solene, compartilhando deste meu sentimento de gratidão, pessoas chegadas pelos laços de afeto e amizade, às quais muito devo pelo incentivo e confiança delas recebido em ocasiões, circunstâncias e formas das mais variadas”.
Ocupante de vaga reservada à OAB pelo quinto constitucional, Mussi ingressou na magistratura catarinense em 1994. Foi presidente da Corte de 2004 a 2006 e, no ano seguinte, passou a desempenhar a função de ministro do STJ.
Já em 2018, na condição de corregedor-geral da Justiça Eleitoral do país, participou da organização das eleições. “A Justiça Eleitoral está sempre em perfeita sintonia com o nosso tempo ao primar pela celeridade, tendo como premissa fundamental a informatização de seus procedimentos.” E fez questão de ressaltar, sob aplausos: “Guardiã do regime democrático, ela deve ser motivo de orgulho dos brasileiros e exemplo ao mundo.”
Mussi traçou um panorama das mudanças do Poder Judiciário ao longo dos últimos anos, impulsionadas pela tecnologia, e pontuou os enormes avanços, sem esquecer dos desafios: “Ampliamos o acesso à Justiça, mas pouco fizemos para alargar a sua saída. Sabemos quando a demanda começa, todavia não sabemos quando o processo termina.” Emocionado, o magistrado finalizou agradecendo aos colegas, amigos e familiares.Estamos publicando a nova versão do app para substituir o atual.
De acordo com Georgino, a cerimônia foi um dos momentos mais altos da nossa Justiça, sobretudo pela vibrante inteligência, cultura, dignidade e empatia do homenageado. “Vossa Excelência, Dr. Blasi, e o Ministro Mussi venceram nas mais diversas searas da vida, com as suas próprias armas, as de dois grandes juristas. Parabéns, STJ, parabéns, TJ/SC, parabéns Ministro Jorge Mussi e parabéns Desembargador Blasi.”