A Comissão da Mulher da ANAFE preparou uma carta aos candidatos e candidatas aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital nas eleições de 2022.
As eleições serão realizadas em outubro deste ano. Com o título “PROPOSTAS EM PROL DE IGUALDADE DE GÊNERO PARA CANDIDATOS E CANDIDATAS NAS ELEIÇÕES DE 2022”, o documento foi elaborado para contribuir com o debate eleitoral.
A partir de diretrizes como a Agenda 2030 da ONU; o princípio da dignidade da pessoa humana; a Convenção Interamericana sobre Toda Forma de Discriminação e Intolerância; a Convenção Interamericana Contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância; a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher; a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, a Convenção no 111 da OIT e os Princípios de Yogyakarta, a Comissão apresenta sugestões como:
Transformar a licença-maternidade em licença-parental; criar mais vagas em creches e ampliar a rede de creches em tempo integral e com horários adaptados às necessidades de pais e mães que tenham horários de trabalho não convencionais, inclusive noturnos; ampliar seguro-desemprego para grávidas e mães que estão amamentando, durante todo o período de gravidez e aleitamento; promover isonomia salarial; combater a violência contra mulheres e crianças, mediante parceria com diversos órgãos e instituições; dentre outras.
Na última segunda-feira (22), o documento foi entregue ao candidato ao governo do GDF Leandro Grass (coligação PT-PV-PC do B) por Herta Rani Teles e Osiris Vargas, integrantes da Comissão da Mulher da ANAFE. Na ocasião, a Coordenadora da Comissão da Mulher da ANAFE Herta Rani Teles questionou sobre algumas propostas do postulante e apresentou sugestões da Entidade. A carta será entregue ao máximo de candidatos possível.