Manifestações culturais, dança, capoeira, música, palestras e debates sobre equidade enriquecem a programação.
A ANAFE é uma das patrocinadoras do Projeto Ciranda das Pretas 2022. Promovido pela coletiva afroempreendedorismo social Abayomi Juristas Negras, o Congresso Internacional Ciranda das Pretas: Segurança Pública e Genocídio da população negra, será realizado nesta quinta-feira (21) e sexta-feira (22), das 14h às 20h, em formato híbrido: presencialmente na Sede da OAB de Pernambuco, na Rua do Imperador D. Pedro II, 346, bairro de Santo Antônio, em Recife, e pelo YouTube da OAB/PE.
Nos últimos dois anos, o Ciranda das Pretas aconteceu de forma on-line, devido à pandemia da Covid-19. O evento é realizado por organizações comandadas por mulheres negras, como: Abayomi Juristas Negras, Abayomi Hub, Selo Juristas Negras, a Comissão de Igualdade Racial, a Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra e a Comissão da Segurança Pública da OAB-PE, e o Enquanto Isso em Wakanda. Dentre os coordenadores do evento está a Procuradora Federal associada à ANAFE Chiara Ramos.
O tema do evento este ano é Segurança Pública e Genocídio da População Negra e tem como objetivo reunir o poder público e especialistas de diferentes áreas para discutir a parte central do problema racial na segurança pública, fazendo uso de expressões e linguagens culturais diversas.
“O mês de julho é o mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e é um período que reservamos para dar ênfase à nossa luta de combate ao racismo e a discriminação de gênero. Durante todo o mês, realizamos várias atividades com a temática e culminaram com o Ciranda das Pretas, de onde sai uma carta aberta, que será entregue ao poder público e iniciativas privadas, para promoção da equidade racial”, explicou Débora Gonçalves, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE.
A programação do Ciranda busca dar relevância à temática de maneira a ter um impacto cada vez maior na sociedade, evidenciando o protagonismo da mulher negra na luta pela vida e pela liberdade.