O Presidente da ANAFE, Lademir Rocha, participou nessa quinta-feira (25), de webinar sobre “Os impactos da Reforma Administrativa para os servidores do Banco Central do Brasil”.
Promovido pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal/RS), o evento trouxe informações e perspectivas de diferentes segmentos dos servidores do Banco Central do Brasil, contribuindo para a conscientização e discussão a respeito da projetada Reforma Administrativa (PEC 32/2020).
Ao início de sua fala, Lademir Rocha agradeceu pelo convite e apresentou dados e argumentos de como essa “contrarreforma” afeta as relações e vínculos dos servidores do Banco Central. Falou também sobre as diversas frentes que estão sendo trabalhadas e sobre a necessidade de união para fazer frente a essa “tragédia que estamos vivendo”.
“Vemos uma ameaça às instituições que tornam a possível o funcionamento da democracia. Essa PEC é manifestação concreta de uma batalha política e cultural que busca descontruir mecanismos institucionais importantíssimos, que asseguram o mínimo de vinculação da atuação do servidor público no sentido da proteção dos interesses da sociedade”, disse.
Segundo ele, o projeto de reforma administrativa precisa de uma burocracia estável para garantir as proteções institucionais. O Presidente da ANAFE apresentou, ainda, vários aspectos negativos como a própria fragilização da estabilidade, as nomeações por critérios políticos, o ingresso por meio do vínculo de experiência e outros pontos.
“Há uma convergência entre o velho clientelismo político e novas práticas de captura do Estado brasileiro, subordinando-o a interesses privatistas que veem o espaço público como uma oportunidade de capturar e concentrar rendas e privilégios”, alertou Rocha.
Assista o evento na íntegra: