O Presidente da ANAFE, Lademir Rocha, a Diretora de Assuntos Institucionais, Patrícia Rossato, o Diretor de Assuntos e Relações Jurídicas, Eduardo Christini Assmann, e outros dirigentes de entidades que representam a Advocacia Pública Federal reuniram-se nessa terça-feira (11) com o Advogado-Geral da União Substituto e Secretário-Geral de Consultoria da Advocacia-Geral da União, Fabrício da Soller.
A reunião foi motivada pela recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que tratou do cancelamento das promoções no âmbito da Advocacia Pública Federal. Na ocasião, infelizmente, nenhuma solução concreta foi apresentada. Diante desse quadro, a ANAFE e as associações irão solicitar audiências com o Advogado-Geral da União, com os Procuradores-Gerais de cada carreira e com o Consultor-Geral da União, com vistas a atuação uniforme em prol das promoções atrasadas.
Além disso, a ANAFE irá propor ações coletivas para destravar as promoções que prejudicam Advogados da União, Procuradores do Banco Central, Procuradores da Fazenda Nacional e Procuradores Federais.
Na visão da ANAFE, o acúmulo de promoções atrasadas levará ao agravamento da situação, tornando cada vez mais custosa sua regularização.