Com o objetivo de alertar sobre a existência de trabalho escravo ainda em 2022, equipe do filme “Pureza” mobiliza rede abolicionista com mais de 85 entidades para uma corrente no twitter.
Neste dia 13 de maio, data oficial da abolição da escravatura no Brasil, a Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE), destaca que o momento é de reflexão e de protesto contra desigualdades que persistem.
Essa é uma das bandeiras da Associação, que, apesar de todos os desafios, enaltece as atividades da Advocacia-Geral da União (AGU) relacionadas ao combate às condições irregulares de trabalho, como por exemplo, as atuações em ações regressivas, que buscam combater as violações as normas de segurança do trabalho.
“A ANAFE tem uma atuação histórica em defesa do Estado Democrático de Direito e da realização dos direitos humanos. O combate à servidão, à escravidão moderna demarca a diferença entre civilização e barbárie. Uma chaga aberta no mundo moderno e no Brasil contemporâneo é a superexploração do trabalho humano sob a forma do trabalho em condições análogas à escravidão”, afirma o Presidente da ANAFE, Lademir Rocha.
A luta contra o trabalho escravo é dever de todos. A ANAFE apoia essa luta e ressalta a atuação da AGU na defesa da atuação dos órgãos de fiscalização do trabalho nos tribunais e da “lista suja” do trabalho escravo.
FILME PUREZA
Em apoio a ações pela erradicação do trabalho escravo no Brasil, a ANAFE aderiu ao tuitaço organizado pela produção do filme “Pureza”. A atividade será realizada hoje (13), às 13h. Para participar, basta compartilhar seu post nas mídias sociais com as seguintes hashtags: #naoaotrabalhoescravo #somostodospureza.
O Filme Pureza é inspirado em fatos que mostra uma luta travada contra a escravização de trabalhadores rurais no país. Vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais, o longa é inspirado na história real de Dona Pureza, uma mãe brasileira que, durante três anos, desafiou todos os perigos para encontrar seu filho e se tornou um símbolo do combate ao trabalho escravo contemporâneo.
Participe!