Em reunião realizada no começo de fevereiro, o Colégio de Representantes da UNAFE estabeleceu que a Diretoria da entidade não tratará do tema unificação de carreiras, a não ser que haja um consenso entre todos os membros da Advocacia Pública Federal. A decisão entrou em vigor a partir do dia 04 de fevereiro deste ano.
Com essa decisão, o Colégio de Representantes pretende fortalecer a representação associativa de todas as carreiras jurídicas que integram a AGU. O colegiado, órgão composto pelos delegados da entidade nos estados, tem a missão de assessorar a Diretoria, aprovando as diretrizes para atuação da entidade nas questões de relevante interesse da Advocacia Federal de Estado.
A decisão foi tomada tendo como base o artigo 48 do estatuto social da entidade e, segundo o diretor de Relações Institucionais, Gustavo Maia, “essa decisão comprova que a prioridade da nossa entidade é a união de todas as carreiras em torno de uma bandeira comum: o fortalecimento da AGU e a garantia das prerrogativas dos advogados públicos federais”.