A diretoria da UNAFE encaminhou esta semana requerimento administrativo à Procuradora-Geral da União, Helena Maria de Oliveira Betero, pedindo, em caráter de urgência, que seja providenciada estrutura física adequada para a Procuradoria da União (PU) em Fortaleza – Ceará. Segundo a diretoria da UNAFE, laudos técnicos e registros fotográficos já constataram o desconforto ao qual os membros e servidores da AGU estão submetidos.
No ofício e com base no laudo técnico, os diretores relataram que o imóvel onde os advogados da união estão lotados é antigo e não foi edificado para utilização comercial ou funcionamento de órgão público. Problemas de infiltração e de redes elétrica e hidráulica também são relatados no documento.
Além da PGU, a diretoria da UNAFE encaminhou ofício ao Advogado-Geral da União, Luis Inácio Lucena Adams, solicitando tomada urgente de providências para as Procuradorias da União e do INSS, também em Fortaleza.
No ofício encaminhado ao AGU, os diretores destacam que Fortaleza é uma das poucas capitais que ainda não implantou o modelo organizacional centralizado, estando a maioria dos advogados públicos federais lotados fisicamente em locais distintos, mas também mal instalados.
O Subprocurador Federal, também recebeu os diretores da UNAFE para falar dos problemas na Procuradoria do INSS. A equipe da PGF informou que iria cobrar que INSS do Ceará providencie nova estrutura para realocar os procuradores federais, além de buscar agilizar o processo para instalar os procuradores e advogados da união de Fortaleza em uma só sede.
Segundo o Diretor-Geral da UNAFE, Luis Carlos Palacios, “a UNAFE está atenta às dificuldades às quais os membros da AGU em Fortaleza estão submetidos e continuará atuando para que o modelo organizacional centralizado seja implantado o mais rápido possível na capital”.