PSF vai atender autarquias e fundações públicas federais em 56 Municípios da região central do RS
Desde a semana passada o município de Santa Maria, na região central do Estado do Rio Grande do Sul, conta com uma nova unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU). Foi instalada na quarta-feira, 07, na cidade, a Procuradoria Seccional Federal (PSF), que será responsável pela representação judicial de 156 autarquias e fundações públicas em 7 Varas Federais, 2 Varas de Juizado Especial Federal, 27 Varas Estaduais e 7 Varas do Trabalho, abrangendo cerca de 56 municípios e uma população de mais de 1 milhão de pessoas.
A unidade conta com a atuação de 13 Procuradores Federais, além da colaboração dos Escritórios de Representação de Santa Cruz do Sul e Cachoeira do Sul, com quatro e três Procuradores, respectivamente. A equipe ainda será composta por 12 servidores, 12 estagiários e 6 terceirizados, que serão dirigidos pelo Procurador Seccional Federal Luiz Carlos Souto da Fonseca.
Segundo Souto da Fonseca, a instalação representa um significativo avanço em termos estruturais. “Além de possibilitar melhor gestão do trabalho realizado pelos Procuradores Federais, mais esta unidade reafirma a PGF como instituição de fundamental importância na prestação de um serviço público de excelência”, afirmou.
A nova PSF é o resultado do projeto de reestruturação da PGF, centralizando a representação de todas as autarquias e fundações públicas federais e uniformizando as teses de defesa. Com essa instalação, totalizam 41 procuradorias seccionais federais espalhadas por todo o país.
Instalação
A Cerimônia de instalação foi realizada na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria – APUSM. O prédio sede da Procuradoria está localizado na Alameda Antofagasta, n.º 96, bloco B, Bairro Nossa Senhora de Lourdes.
Além do Subprocurador-Geral Federal, Antonio Roberto Basso, estiveram presentes na cerimônia a Procuradora Regional Federal da 4ª Região Substituta, Roberta Esbroglio Müssnich Rohenkohl, o Coordenador-Geral de Administração de Procuradorias da PFE-INSS, Eduardo de Moura Menuzzi, o Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Roberto Maria de Brum e a Procuradora-Chefe da Procuradoria Federal junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Elvira Villen Almudi, além de autoridades locais.
Também participaram cerca de 20 Procuradores Federais, Advogados da União, Juízes Federais e Membros do MPF. A UNAFE se fez presente na inauguração com disponibilização de material institucional no evento.