Como apoiadora, a UNAFE tem atuado na divulgação das ações e participado de reuniões para colaborar com a organização das campanhas.
A Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio, participou na última segunda-feira, 07, de reunião preparatória da Auditoria Cidadã da Dívida Pública para discutir a conjuntura política da dívida brasileira. Durante a reunião foi tratada a realização do Seminário Internacional “Essa dívida não é nossa”, no qual a UNAFE irá colaborar com a organização e mobilização.
A intenção do grupo é realizar o seminário em novembro deste ano. O evento contará com a participação de palestrantes internacionais, o que permitirá um intercâmbio entre as experiências de outros países na luta pela auditoria da dívida pública.
Durante a reunião, os presentes discutiram ainda, sobre a Semana de Ação Mundial, a ser realizada no período de 8 a 15 de outubro em todo o país sobre a Auditoria Cidadã da Dívida Pública. O evento tem como objetivo sinalizar que em vários países, a questão da dívida pública tem sido alvo de mobilização e luta.
A Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio acredita que essa é a hora de promover amplos debates sobre a necessidade de se aprofundar e divulgar a iniciativa que investiga o processo de endividamento público brasileiro. Também destaca que é fundamental o engajamento da UNAFE na auditoria, dado o papel de extrema relevância ocupado pelos Advogados Públicos Federais nos processos regulatórios da administração pública Federal.
“No Brasil, a previsão do Orçamento da União para 2014 é de R$ 2,361 trilhão, 42,42% deve ser destinado ao pagamento de juros e amortizações da dívida. Com isso,
questões prioritárias da sociedade, como Saúde, Educação, Transporte e funções essenciais à justiça devem ter apenas, respectivamente, 3,91%, 3,44%, 1,03% e 0,22%”, afirma Simone Ambrósio.
APOIO PARLAMENTAR
Na manhã desta terça-feira, 08, a Diretora-Geral da UNAFE, Simone Ambrósio acompanhou a coordenadora nacional da Auditoria, Maria Lúcia Fattorelli, em reuniões no Congresso Nacional, a fim de buscar o apoio dos Senadores e Deputados, às ações desenvolvidas pela auditoria.