Na próxima terça-feira (2), no Plenário Carlos Maurício, acontecerá a palestra “Trabalho e qualidade de vida na sociedade do desempenho – Uma abordagem filosófica a partir de Byung-Chul Han”. A palestra é uma comemoração ao Dia do Trabalhador e será uma oportunidade de refletir e debater sobre o lugar do trabalho em nossas vidas, afirmou a associada e organizadora do evento, Luciana Marinho.
O evento contará com a presença do Professor de Filosofia Leandro Chevitarese, que abordará o pensamento de Byung Chul Han. O autor coreano trata de questões tais como a depressão, síndrome de Burnout e TDAH tão comuns para o trabalhador na contemporaneidade. Para Han essas doenças psíquicas são expressões de uma profunda crise da liberdade: são sintomas patológicos de que hoje ela se transforma muitas vezes em coerção. O sujeito do desempenho, que se julga livre, é na realidade um servo: é um servo absoluto, na medida em que, sem um senhor, explora voluntariamente a si mesmo.
A Procuradora Federal faz algumas indagações e convida todos a participarem e trocarem experiências “Você já sentiu exaustão pela sobrecarga de trabalho? Você está sempre se cobrando aceleração e melhor desempenho? O seu trabalho hoje é, em alguma medida, uma ação criadora, ou prevalecem atividades maquinais? Venha discutir com a gente sobre o trabalhador como sujeito do desempenho na sociedade do cansaço”.
Não perca!
SERVIÇO
Data: 2 de maio
Horário: 18h
Local: Plenário Carlos Maurício – Av. Marechal Câmara, 150 – 4º andar