Nesta semana, diretores, representantes e associados da ANAFE deram continuidade ao trabalho parlamentar articulado em conjunto com o Fórum das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), para alterações de pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que trata da reforma da Previdência.
O trabalho em defesa da Previdência Social teve início na manhã dessa terça-feira (20). Em reunião na sede da ANAFE, o presidente da Entidade e o assessor parlamentar explicaram a tramitação da proposta e debateram com os presentes as diretrizes para atuação. Também foram entregues materiais gráficos com recomendações e propostas de alteração ao texto.
Durante a articulação no Congresso Nacional, o grupo de representantes da ANAFE concentrou esforços em pedir para que os senadores apresentem emendas em favor da manutenção de direitos previdenciários e esclareceram sobre os pontos da reforma que precisam de alteração.
De acordo com presidente da ANAFE, Marcelino Rodrigues, é fundamental que membros da AGU, os demais servidores públicos e a sociedade se mantenham unidos para mostrar que a aprovação da atual proposta de reforma pode prejudicar todo o aparato previdenciário do Estado brasileiro.
A representante da ANAFE em Espírito Santo Daiane Viana parabenizou a atuação incansável dos dirigentes associativos e afirmou que a participação dos Advogados Públicos Federais é fundamental para que o movimento ganhe força.
“Temos um papel de suma importância na preservação do Estado brasileiro e concretização das políticas públicas. Nesse contexto, a atuação parlamentar ganha especial relevância, ainda mais considerando a alta taxa de renovação do Congresso Nacional. A ANAFE mais uma vez destaca-se e assume o protagonismo em defesa dos direitos sociais”, destacou.
ATUAÇÃO
Desde a apresentação da primeira proposta de reforma da Previdência, a ANAFE mantém uma intensa atuação por alterações na matéria em conjunto com o Fonacate que congrega representantes das três esferas e dos três poderes.
Membros da Associação, vindos de todo o País, realizam em Brasília, visitas aos gabinetes e reuniões com os parlamentares para esclarecerem os pontos negativos da proposta. Os Advogados Públicos Federais também atuam junto aos parlamentares nas bases.