Em continuidade aos atos ocorridos pelo Dia Nacional de Paralisação nos demais estados, os Advogados Públicos Federais do Rio de Janeiro aderiram ao movimento na última quarta-feira, 01. O ato ocorreu em frente Procuradoria Regional Federal da segunda região e estiveram presentes Advogados Públicos Federais lotados na capital e no interior e membros de outras entidades.
Antes da manifestação, os presentes acompanhados de representantes das entidades representativas das carreiras, UNAFE e ANPAF, divulgaram o movimento nos interiores da Procuradoria Regional Federal, conclamando os demais Advogados Públicos a participar do protesto contra as atuais condições de trabalho e salarial das carreiras.
Ao fim do ato, o Procurador Regional Federal recebeu a pauta de reivindicações que aborda questões como honorários advocatícios, independência e autonomia da Advocacia Pública Federal, defesa da PEC 82/07, melhoria orçamentária e de condições de trabalho para os membros das carreiras.
O objetivo da paralisação ocorrida em diversos estados do Brasil foi apresentar as demandas urgentes da Advocacia Pública Federal e seus membros, para melhor e constante atuação na defesa dos interesses da sociedade brasileira, combate à corrupção e uso inadequado de verbas dos cofres públicos.