Na última segunda-feira (7), a Procuradoria Federal do Pará, realizou um evento que contou com a presença da Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini, da Procuradora Regional Federal da 1ª Região, Renata Maria Periquito Pontes da Cunha, da Procuradora-Chefe da Procuradoria Federal no Estado do Pará, Patrícia Carvalho da Cruz e com a participação do representante da ANAFE no Pará, Odilon Capucho Pontes de Souza.
Na ocasião, a Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini, explicou as diversas evoluções ocorridas em sua gestão na PGF para compatibilizar com a transversalidade decorrente das diversas atribuições da AGU.
Por sua vez, o representante da ANAFE no Pará pontuou que mesmo reconhecendo os diversos avanços ocorridos na carreira da Procuradoria Federal, ainda é preciso que a PGF e a PGBC estejam contempladas na LC 73/1993 como carreiras pertencentes a AGU. Ressaltou também que é preciso ter mais AGU na Constituição Federal para contemplar a Isonomia dos Advogados Públicos Federais com as outras Funções Essenciais à Justiça de forma a corrigir anos de assimetria institucional que, no dia a dia, coloca a defesa do Poder Público em Juízo em desvantagem institucional.
O evento foi um grande sucesso e uma oportunidade de reunir os colegas para debater sobre importantes temas relacionados a Procuradoria-Geral Federal.