No Mês da Mulher, a Procuradora Federal associada à ANAFE, Fabiana Augusta, foi homenageada junto com outras 36 mulheres em uma solenidade promovida pela Câmara Municipal do Recife em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O evento destacou mulheres de diversos setores, como cultura popular, Direito, literatura e ativismo social.
Após a exibição de um vídeo sobre o Dia Internacional da Mulher e da entrega de certificados às 40 homenageadas, a cantora Cristina Amaral fez uma apresentação musical no plenário. O evento também contou com uma apresentação dos passistas de frevo Victor Martins e Vilka Dias.
Na mesa de honra, a Procuradora Federal da Advocacia-Geral da União, Fabiana Augusta de Araújo, representou as homenageadas, refletindo sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na busca por seus direitos. Em seu discurso, enfatizou a importância da união na luta coletiva das mulheres.
“Todas nós fomos, de alguma maneira, amparadas por mulheres que nos antecederam. Por nossas mães, nossas avós, nossas amigas, companheiras. Sempre existe uma mulher ao nosso lado. E, na minha vida, eu tive a sorte de ter uma mãe extremamente forte e que me ensina a me tornar mulher, porque tornar-se mulher é um ato perene”, afirmou. “O que eu sei é que nós temos antepassadas. E essas antepassadas abriram os caminhos para nós. Nós somos herdeiras dessas antepassadas e nós, hoje, temos obrigação de, com esta homenagem, entendermos que também nós seremos antepassadas das nossas herdeiras. Nós também temos obrigação de abrir caminhos, de ocupar espaços, de estarmos presentes em tudo que formos convidadas, em tudo que pudermos ir.”
Com informações da ASCOM Câmara Municipal do Recife.