Fotos: Daniel Estevão/AscomAGU.
Nesta quarta-feira (24), o Presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, participou do II Colégio de Consultores da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU) – 2025, realizado no auditório da Escola Superior da AGU, em Brasília.
Durante o encontro, Vitor Chaves destacou que a ANAFE tem atuado de forma firme e transparente na defesa das quatro carreiras da Advocacia-Geral da União, sempre em consonância com os princípios democráticos e com a soberania nacional. Ressaltou, ainda, que a entidade não se furtará de se posicionar sempre que a Advocacia Pública Federal for alvo de ataques ou de tentativas de limitação de sua independência técnica.
“A ANAFE não se omitiu e não se omitirá. Temos clareza de que nossa missão é defender todos os membros da AGU, desde os recém-empossados até sua mais alta autoridade. A inviolabilidade profissional e a independência técnica são valores inegociáveis, e onde houver qualquer violação, estaremos presentes em defesa da instituição e de seus integrantes”, afirmou o Presidente da ANAFE.
Na ocasião, também foi prestada solidariedade ao Advogado-Geral da União, Jorge Messias, diante da revogação de seu visto por parte do governo norte-americano. “Tenho convicção de que este episódio fortalece a nossa instituição. Hoje a AGU é respeitada pela sociedade graças à dedicação e ao compromisso de cada um de vocês. É na união e na consciência institucional que encontraremos a força para enfrentar momentos como este”, afirmou o Advogado-Geral da União.
O evento foi marcado por manifestações de apoio de diversos dirigentes e membros da AGU e pelo espírito de solidariedade, coesão e fortalecimento da Advocacia Pública Federal.


Fotos: Daniel Estevão/AscomAGU.