Na manhã desta terça-feira (7), o Presidente ANAFE, Vitor Pinto Chaves, recebeu na sede da associação a Professora, ex-reitora da Universidade de Brasília (UnB) e ex-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abrahão. O encontro também contou com a presença do Procurador Federal e associado à ANAFE, Mauro Chaves.
Durante a reunião, os participantes realizaram uma análise crítica da proposta de Reforma Administrativa em tramitação no Congresso Nacional, destacando os riscos à qualidade dos serviços públicos e os impactos diretos sobre os servidores e a sociedade.
Segundo Vitor Chaves, a ANAFE tem buscado intensificar o diálogo com representantes da sociedade civil e lideranças acadêmicas para fortalecer a mobilização contra a proposta. “A professora tem sido uma grande colaboradora da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público e vem atuando contra uma reforma que retira direitos dos trabalhadores, dos servidores e da própria Advocacia Pública. Discutimos aqui como essa medida pode desvalorizar e enfraquecer um órgão essencial para a implementação de políticas públicas no país”, afirmou.
A Professora Márcia Abrahão reforçou seu apoio à mobilização liderada pela ANAFE. “Eu vim aqui, além de me solidarizar com a ANAFE, declarar todo o meu apoio a essa luta contra a Reforma Administrativa que, como foi dito, enfraquecerá o serviço público. Como ex-reitora e ex-presidente da Andifes, tenho convicção de que apenas um serviço público autônomo, estável e forte é capaz de garantir as políticas públicas adequadas ao nosso país. Tenho certeza de que conseguiremos barrar essa reforma que ameaça advogados e procuradores públicos federais. Contem comigo”, declarou.
O encontro reafirma o compromisso da ANAFE em articular apoios estratégicos na luta contra a Reforma Administrativa e em defesa do fortalecimento da Advocacia Pública Federal e do serviço público brasileiro.

