O Presidente da ANAFE Vitor Chaves participou na noite dessa quarta-feira (21) da solenidade de posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) para o biênio 2025-2027.
Na cerimônia, o Juiz Valter Pugliesi assumiu a presidência da ANAMATRA defendendo a competência constitucional da Justiça do Trabalho, a valorização da carreira e uma política remuneratória justa e linear, que respeite o princípio da isonomia entre ativos e aposentados, conforme previsto na Constituição.
Também destacou a importância da valorização do tempo de magistratura e a necessidade de uma gestão responsável dos passivos, com observância das prioridades legais.
AUTORIDADES PRESENTES
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luiz Roberto Barroso, que saudou a nova gestão e reforçou a importância da atuação da Justiça do Trabalho na defesa dos direitos sociais.
O Presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, Ministro Aloysio Corrêa da Veiga, também destacou a atuação histórica da ANAMATRA na defesa das prerrogativas da Magistratura brasileira.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, enfatizou o papel essencial da Justiça do Trabalho para a pacificação social, criticando a incompreensão em torno da chamada “pejotização” das relações trabalhistas.
Além deles, compuseram a mesa de honra autoridades do Judiciário, do Ministério Público e da Advocacia, como o Vice-Presidente do TST, ministro Maurício Godinho Delgado; o Subprocurador-Geral do Trabalho, Fábio Leal Cardoso; o Presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Ministro Alexandre Agra Belmonte; o Presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior; a Presidente da Abrat, Elise Ramos Correia; o Vice-Presidente da ANPT, Marcelo Souto Maior; e a Secretária-Geral da OAB Nacional, Roseline Rabelo de Jesus Morais.
AGRADECIMENTOS E BALANÇO DA GESTÃO
Durante a cerimônia, a presidente que deixou o cargo, Luciana Conforti, fez um balanço das ações realizadas, destacando iniciativas como a campanha “A Justiça do Trabalho Existe, Resiste e Persiste”, mudanças para promoção da inclusão de gênero, melhorias administrativas e financeiras, além da continuidade da parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Luciana agradeceu a confiança dos mais de 3.500 magistradas e magistrados do Trabalho, da Diretoria, do Conselho de Representantes, das comissões da ANAMATRA e dos colaboradores da entidade. Também ressaltou sua confiança na nova gestão: “Tenho certeza de que deixo a ANAMATRA em excelentes mãos”, afirmou.
A ANAFE parabeniza a nova Diretoria da ANAMATRA e reforça a importância da união entre as entidades representativas em prol do fortalecimento das instituições democráticas, da valorização das carreiras públicas e da defesa das prerrogativas dos agentes públicos.



