O portal de notícias JOTA publicou, nesta segunda-feira (7), artigo da Assessora Especial de Diversidade e Inclusão da Advocacia-Geral da União (AGU) e associada à ANAFE, Claudia Aparecida de Souza Trindade. Com o título “A presença feminina na Advocacia Pública fortalece a democracia”, o texto defende que a ampliação da participação das mulheres nos espaços institucionais é essencial para uma democracia mais representativa e eficaz.
No artigo, a autora destaca que a crise democrática vivida atualmente em várias partes do mundo pode ser enfrentada com mais educação, pluralidade e inclusão. Ela argumenta que, para tornar as instituições mais justas e eficientes, é necessário garantir maior representatividade de grupos historicamente sub-representados, especialmente mulheres e pessoas negras.
A autora analisa dados sobre a composição da AGU, revelando que, apesar de avanços, ainda há desafios importantes no que diz respeito à equidade de gênero e racial, sobretudo nos cargos de liderança. Como exemplo de enfrentamento dessa realidade, o texto cita iniciativas como o Programa Esperança Garcia – que concede bolsas para ingresso na carreira jurídica da AGU com recorte racial e de gênero – e a emissão de pareceres vinculantes voltados à proteção das mulheres.
O artigo ainda menciona políticas internas voltadas à promoção da equidade, como a definição de percentuais mínimos para cargos de liderança ocupados por mulheres, ações do Comitê de Diversidade e Inclusão e a adoção de práticas que influenciam positivamente outros órgãos públicos.