Os Diretores da UNAFE, Simone Fagá, Felipe Hessmann, Suzana Times e o Delegado da entidade pelo Pará, Vilberto Peixoto, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 11, com o Deputado Federal Walney Rocha (PTB), para pedir apoio contra o PLP 205/12 que altera a Lei Orgânica da AGU. O encontro foi agendado após o grande ato público organizado pelos Advogados Públicos Federais na Câmara, na semana passada.
Durante a conversa com o parlamentar, os Dirigentes entregaram material impresso da entidade apontando os motivos pelos quais a UNAFE é contrária ao PLP 205/12. Os representantes da entidade também reforçaram a inconstitucionalidade dos pontos controversos do projeto e ressaltaram a importância e urgência de se realizar a audiência pública para debater o tema.
A Diretora-Geral da UNAFE, Simone Fagá informou a Walney Rocha, que havia se reunido com o relator do PLP 205/12, Deputado Alex Canziani (PTB-PR), na última terça-feira, 9, para tratar do assunto. Durante a reunião, o parlamentar afirmou seu compromisso em elaborar e apresentar um novo substitutivo à proposta da Lei Orgânica da AGU a partir das sugestões que está recebendo das entidades representativas da Advocacia Pública.
Simone Fagá ponderou com Walney Rocha, que a UNAFE vai atender a solicitação feita pelo relator da proposta. Segundo ela, a entidade vai elaborar um documento formal que contenha os apontamentos da entidade com relação ao projeto. O documento será entregue até a próxima semana ao deputado Alex Canziani (PTB-PR).
O Diretor da 1ª Região da UNAFE, Carlos Marden, pediu apoio ao parlamentar para que o debate sobre a proposta ocorra o quanto antes. Segundo ele, o clima de mistério com relação à proposta aumenta a ansiedade dos membros.
“O que temos percebido é o aumento da ansiedade dos Advogados Públicos Federais com relação ao teor da proposta, o que só piora com a procrastinação do debate sobre o projeto. Prova disso, foi o grande ato público dos Advogados Públicos aqui na Casa. Todos interessados em debater a proposta”, afirmou Carlos Marden.
Ao fim do encontro, o Deputado Walney Rocha se colocou acessível para promover o debate com o relator da proposta, Deputado Alex Canziani, em favor dos pleitos da Advocacia Pública.