Nessa quarta-feira (19), Brasília sediou a posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal, Coordenações de Carreiras e Representações Estaduais da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (ANAFE) para o biênio 2025-2026. O evento, realizado na sede da entidade, contou com a presença de autoridades e membros da Advocacia-Geral da União (AGU), além de dirigentes associativos e outras personalidades de destaque, que marcaram o início de uma nova gestão.
Prestigiaram a solenidade o Advogado-Geral da União, Jorge Messias; o Ex-Advogado-Geral da União, Bruno Bianco Leal; a Procuradora-Geral da União, Clarice Calixto; a Procuradora-Geral Federal, Adriana Maia Venturini; o Adjunto do Advogado-Geral da União, Flavio Roman; o Ministro de Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Costa Macêdo; o Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, Marcos Rogério de Souza; a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Vera Lúcia Santana Araújo; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luiz Alberto Gurgel de Faria; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca; a Ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha; o Conselheiro do CNJ, Marcello Terto; a Desembargadora Federal do TRF da 1ª Região, Daniele Maranhão Costa; a Deputada Federal Iza Arruda (MDB/PE); o Senador Cid Gomes (PSB/CE); a Senadora Teresa Leitão (PT/PE); o Deputado Federal Domingos Neto (PSD/CE); e o Deputado Federal Mendonça Filho (UNIÃO/PE).
Na ocasião, foram empossados os membros da nova diretoria, do colegiado, do conselho fiscal e das coordenações das carreiras. “Nossa história de 32 anos de AGU nos mostra que, quando deixamos de lado os conflitos menores entre as carreiras, entre ativos e aposentados, e caminhamos juntos, conseguimos grandes avanços institucionais em prol da valorização das nossas carreiras”, afirmou Vitor Pinto Chaves, novo Presidente da ANAFE.
A IMPORTÂNCIA DA ANAFE
A Vice-Governadora do Distrito Federal, Celina Leão, ressaltou a importância da ANAFE para o fortalecimento da Justiça. “Sabemos da necessidade de ter um corpo técnico de qualidade, com homens e mulheres comprometidos com a legalidade no serviço público. A ANAFE é uma instituição fundamental para garantir a Justiça e enfrentar os desafios do poder público da melhor maneira possível”, declarou.
AGU INTEGRADA
O Advogado-Geral da União, Jorge Messias, destacou o espírito de união e integração da nova diretoria da ANAFE. “Fico muito feliz em ver uma diretoria composta por colegas tão valorosos, que assumem grandes desafios. Se hoje temos uma Advocacia-Geral da União forte e respeitada, isso é resultado do trabalho associativo junto ao Parlamento, ao Judiciário e ao Executivo. Ninguém faz nada sozinho. Se não trabalharmos em cooperação, não conseguimos alcançar nossos objetivos. Desejo que todos vocês trabalhem muito em prol dessas carreiras e funções. Estamos com portas abertas para essa colaboração”, afirmou.
CONQUISTAS E DESAFIOS FUTUROS
Também presente no evento, o Advogado-Geral da União Substituto e Secretário-Geral de Consultoria, Flavio Roman, parabenizou os novos membros da diretoria e ressaltou a importância da missão que se inicia. “Durante os 32 anos de vigência da Lei Complementar 73, que estabelece a Lei Orgânica, a qual pode ser alterada em breve, embora ainda não tenha sofrido modificações, é fundamental que iniciemos essas mudanças. Ao longo desse período, conquistamos muitos avanços”, destacou.
PRIORIDADES PARA 2025
Atualmente, a ANAFE representa mais de 4,6 mil Advogados Públicos Federais em 26 estados e no Distrito Federal. Na última gestão, a associação registrou um crescimento histórico, com a adesão de cerca de 900 novos associados, o que representa um aumento de quase 25% em todos os segmentos da Advocacia Pública Federal.
Para 2025, Vitor Chaves destaca como prioridades a aprovação de uma nova Lei Orgânica da AGU, a Emenda Constitucional para garantir a autonomia da Instituição e o fortalecimento das prerrogativas dos Advogados Públicos. Além disso, propõe uma reestruturação interna da ANAFE, incluindo a criação de vice-presidências para atender às carreiras e aposentados de forma mais eficiente.
Para conferir todas as fotos, clique aqui.