A Diretoria da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais – ANAFE vem, diante de seus associados, manifestar seu veemente repúdio ao fato ocorrido em reunião on-line de 1º/04/2025.
Na ocasião, durante uma live com a Diretoria da ANAFE, associados e conselheiros do CCHA, foi proferida manifestação de ódio dirigida aos associados aposentados, então representados pelo colega Eliseu Pereira Gonçalves, Coordenador Regional de Aposentados da 3ª Região, que apresentava exposição sobre os cálculos das cotas de honorários.
Diversos participantes manifestaram apoio ao colega e à classe, e a denúncia foi encaminhada ao Conselho de Ética, que instaurou apuração. Contudo, diante da impossibilidade de comprovar a autoria e da ausência de identificação do ofensor, o procedimento foi arquivado.
Não obstante, a fim de prevenir novos episódios do gênero, a Diretoria da ANAFE deliberou pela gravação de todas as lives abertas aos associados e decidiu propor, em assembleia, o aprimoramento das normas estatutárias que regem os procedimentos da Comissão de Ética.
Os aposentados são nossos pares que percorreram todo um caminho, ajudaram a construir a AGU e a própria Associação, possuem uma vasta gama de experiências, habilidades, conhecimentos e assim tem muito a contribuir na trilha associativa, merecendo o reconhecimento e o respeito de todos.
A ANAFE não é ambiente para aqueles que se sentem livres para manifestação de ódio. Ao contrário, a ANAFE tem por princípio a integração das carreiras da Advocacia Pública Federal por inteiro, de modo a não se tolerar quaisquer manifestações de intolerância, ódio, preconceito ou discriminação, e por essa razão repudia-se tal conduta.








