ANAJUR, ANPPREV, ANAFE, ANAUNI, APAFERJ e SINPROFAZ, por meio da presente nota, comunicam que na sexta-feira, dia 30/08/2024, após o encerramento da consulta acerca da proposta de reajuste salarial que lhes foi apresentada pela AGU, pactuada com o MGI, levou ao conhecimento do gabinete do Advogado-Geral a rejeição aos termos da minuta de acordo apresentada, construída a partir de negociação entre o AGU e o Ministério da Gestão e Inovação.
Na ocasião, as entidades dialogaram sobre as melhorias e ajustes que são necessários para que o acordo obtenha êxito, ocasião em que lhes foi informado que, em razão de o MGI ter alocado recursos na PLOA de 2025 no percentual anteriormente apresentado (19%, em duas parcelas), haveria dificuldades políticas e de ordem orçamentária para a aprovação de proposta com índice diverso do originalmente exposto.
Assim, as entidades representativas das carreiras da AGU reuniram-se na tarde de hoje, dia 31/08/2024, com o fim de elaborar alternativa de texto a ser encaminhado ao MGI na próxima segunda-feira, caso aprovado por seus membros. As entidades irão apresentar aos associados amanhã, dia 1/9, a minuta de acordo alternativo ao que lhes foi comunicado na última quinta-feira.
Seguimos trabalhando na construção de alternativas que viabilizem o reajuste necessário aos subsídios da Advocacia Pública Federal e na defesa intransigente dos direitos da categoria, rechaçando quaisquer retrocessos às conquistas históricas de nossa classe.
Brasília, 31 de agosto de 2024.