Na quinta-feira da última semana(28), a Ministra Rosa Weber deixou a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), passando o comando para o Ministro Luís Roberto Barroso. O decreto já foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). A Ministra completou 75 anos na segunda-feira (2), atingindo assim o limite constitucional para sua permanência na Corte Suprema.
Em seu emocionante discurso de despedida, Rosa Weber agradeceu profundamente ao apoio de seus colegas durante sua gestão. “Agradeço a colaboração afetuosa de todos que nunca me faltou. Pelo aprendizado diário e pelo convívio fraterno. Erra muito quem nos vê como ilhas e desconhece as pontes de amizade, respeito e companheirismo existentes entre nós”.
A ANAFE se une às homenagens à Ministra Rosa Weber e deseja sucesso em suas novas jornadas e desafios. É uma honra poder parabenizá-la por sua trajetória exemplar na magistratura brasileira.
Além disso, temos a satisfação de ver dois associados da ANAFE, o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, e a Procuradora Federal Manuellita Hermes, sendo cogitados nos veículos da grande imprensa como possíveis indicados para a sucessão da Ministra. Eventual indicação e nomeação certamente será motivo de muito orgulho para a Associação. Reconhece-se em ambos os associados perfil jurídico e moral qualificados para contribuírem para o Estado brasileiro em cargo de tamanha importância e responsabilidade.
A ANAFE cumprimenta a Ministra Rosa Weber pela sua notável carreira e, nesse momento de transição, deseja que seja escolhida um nome à altura para essa importante função, garantindo assim a continuidade da excelência e do compromisso com a justiça no mais alto nível.