Na quarta-feira (16), o Presidente da ANAFE, Lademir Rocha, e diversos membros da Associação participaram da abertura do Encontro de Gestão da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Com a temática voltada à pluralidade e inovação, o evento foi realizado na sede da Instituição, em Brasília.
Ao saudar todos os Procuradores e Procuradoras da Fazenda Nacional, o Presidente da ANAFE, afirmou que se sente em casa quando está com os Advogados Públicos Federais, que cumprem uma missão indispensável na defesa e na promoção do Estado Democrático de Direito.
“Os resultados da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional mostram não só uma defesa intransigente do erário público, mas de uma defesa que se faz dentro da ordem jurídica em atenção ao Estado Democrático de Direito”, destacou.
Segundo ele, na condição de presidente de uma entidade que congrega todos os Advogados Públicos Federais é um orgulho e muita responsabilidade representar os Procuradores e Procuradoras da Fazenda Nacional.
“Reconhecemos o papel público indispensável dos Procuradores e Procuradoras da Fazenda Nacional em evitar o drama e tragédia comuns construindo uma Instituição que tem atenção voltada à proteção do interesse que a todos nós pertence e a ninguém em particular. Nesse sentido, eu saúdo a iniciativa desse encontro”, complementou Lademir Rocha.
Na solenidade de abertura, o Advogado-Geral da União, Bruno Biaco Leal, afirmou que a instituição está cada dia mais especializada em dar uma resposta qualificada aos gestores públicos. “A instituição tem se especializado em dizer ‘sim’. “E quando dizemos ‘não’, esse não é cada vez mais um ‘não’ qualificado. E essa qualificação do ‘não’ faz com que a nossa instituição se coloque hoje, sem qualquer dúvida, como uma das instituições que mais contribui para a viabilidade das políticas públicas. Não existe nenhuma instituição como a AGU, e aqui a PGFN, que mais contribua para essa viabilidade”, disse.
O Procurador-Geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano, também fez um balanço da sua gestão. “Passamos por muitos desafios. De certo modo, é um momento de prestar contas do que eu fiz e tenho certeza de que não fiz sozinho. Pelo contrário: tudo que tenho a mostrar, é um trabalho feito por um monte de gente, colegas como vocês, que vestem a camisa, que gostam do que fazem; e a gente tem sido reconhecido por isso”, afirmou. É um momento de muita alegria de ver tudo que a Procuradoria conquistou”.
Também participaram na solenidade de abertura o Secretário Executivo do Ministério da Economia, Miguel Ragone de Mattos; o Diretor de Gestão Corporativa, Aleksey Cardoso; a Subprocuradora-Geral da PGFN, Anelize Ruas; a Procuradora-Geral Adjunta de Consultoria e Estratégia da Representação Judicial, Adriana Rocha; e o presidente do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional, Achilles Linhares.
O Encontro de Gestão 2022 foi realizado do dia 16 ao dia 18 de novembro para debater questões relacionadas à saúde mental, inovação, tecnologia, liderança, diversidade e inclusão, temas em evidência na Instituição.