A instalação do Tribunal Regional Federal no Paraná foi o tema de uma reunião aberta com a sociedade paranaense que contou com a participação do Presidente da ANAFE, Sérgio Montardo, nessa segunda-feira (26), no Auditório da OAB Paraná. O Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho, e membros do parlamento federal também participaram do evento.
Na reunião, a Presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, afirmou a quantidade de processos do estado que aguardam recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), sediado em Porto Alegre, e com pouca representatividade paranaense no órgão.
O Procurador Federal associado à ANAFE, Marcelo Gorski Borges, fez um resumo histórico da luta de três décadas pela criação do TRF no Paraná. Ele destacou o marco de 6 de junho de 2013, quando foi aprovada a Emenda Constitucional 73, que previa a criação de quatro novos tribunais regionais federais, incluindo o do Paraná, com jurisdição também sobre Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Durante os debates, o Presidente da ANAFE destacou o caráter nacional da causa. “O Paraná não busca somente uma solução para si. A Anpaf, nossa antecessora, é uma entidade extinta. Internamente, temos debatido a partir da provocação do colega Marcelo Gorski e da Apajufe. Saio daqui com argumentos e otimistas com o engajamento. A ANAFE não vai colocar resistência. Queremos ajudar tendo como meta a prestação do melhor serviço público”, pontuou.
Ao encerrar o evento, a Presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, agradeceu expressamente que lutaram pela causa ao longo dos anos e garantiram o compromisso contínuo com essa importante questão. Ela citou uma frase de Rui Barbosa em sua Oração aos Moços: “A justiça atrasada não é justiça; é injustiça e manifesta”, reforçando a necessidade de avançar nesse tema.
A participação da ANAFE no debate sobre a criação do TRF no Paraná demonstra o envolvimento ativo da associação em questões de interesse da Advocacia Pública Federal.