Especialistas discutem sobre jornada excessiva e saúde mental dos trabalhadores da advocacia pública em live promovida pela OAB/DF apoiada pela ANAFE
Trabalho e saúde mental tornou-se tema de discussão em ambientes laborais, principalmente após as mudanças tecnológicas e sociais geradas pela pandemia. Na live “Jornada Excessiva X Saúde Mental: Um Desafio Presente no Cotidiano do Advogado Público“, transmitida na última quinta-feira (29), especialistas discutiram a importância de modelos de gestão que valorizem a saúde do advogado público.
Na ocasião, foram feitas observações da evolução e das formas de trabalho nos últimos anos, principalmente com o implemento tecnológico sem a devida atenção ao lado humano e às necessidades do trabalhador. Porém, agora as Instituições estão se atentando a esses impactos e tomando as formas de resolução como, por exemplo, a coordenação de bem-estar da Procuradoria-Geral Federal.
Apesar de os novos modelos de trabalho remoto terem gerado bem-estar para trabalhadores de determinadas carreiras, também levantou desafios. Determinados trabalhadores desenvolvem um elevado nível de estresse geradores de doenças como o Burnout.
As participantes também falaram sobre a importância de não determinar o trabalho como o centro da vida para auxiliar o trabalhador a administrar a rotina de maneira mais saudável e sustentável.
O evento foi mediado pela advogada Alice Amidani, apoiado pela ANAFE e realizado pela Comissão da Advocacia Pública Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB/DF).